Educação Infantil - Usina Pedagógica
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Conheça as cinco principais áreas de aprendizagem no ambiente Montessori.

Acolhemos crianças a partir de 1 ano aos 6 anos de idade.

Turmas de Jardim Infância: 1 aos 3 anos
Turmas Pré Escola: 3 aos 6 anos

Consulte nossos preços e disponibilidade para vagas!
Ficaremos felizes em lhe atender!

  1. VIDA PRÁTICA
    São habilidades que ajudam a desenvolver a independência, a coordenação, concentração, auto-controle, auto-conhecimento e confiança.
  • Auto cuidado (preparação de alimentos, vestir-se, lavar roupa).
  • Cuidado com Meio Ambiente (limpeza, jardinagem, cuidado de animais de estimação, ambiente).
  • Graça e Cortesia (cumprimentos, maneiras, interações sociais).
  • Controle de Movimento (movimentos de refino, andando na linha, movendo-se em silêncio).

 

  1. ATIVIDADES SENSORIAIS
    Permitem que a criança refine cada um dos seus sentidos.
  • Visual
  • Tátil
  • Olfato
  • Gustativo
  • Auditivo
  • CinestésicoEssas atividades incluem:
    – A manipulação de materiais elaborados especificamente para trabalhar estas capacidades.
    – Aprimoramento de habilidades motoras finas, sentidos visuais e auditivas e desenvolvimento da coordenação e da capacidade de ordenar e classificar.
    – Os materiais incluem Rosa Torre, Escada Marrom, Cilindros, caixas de cor.

 

  1. LINGUAGEM:
    Baseada na consciência fonética. As crianças trabalham através de materiais concretos específicos de linguagem, como as letras lixa para o alfabeto móvel. A língua não é um tema isolado, mas é executado através do currículo. A língua falada é a base para escrever e, em seguida, ler.

 

  1. MATEMÁTICA:
    É desenvolvida com o uso de materiais de aprendizagem concreta. A área sensorial é a preparação para a matemática. Materiais concretos são usados como caixa de fusos, números lixa, placas de número, telhas números, barras vermelhas, contas e jogos. Cada exercício permite que a criança caminhe gradualmente do concreto para o abstrato, destacando o valor de lugar, adição, subtração, multiplicação e frações.

 

  1. CULTURA:
    Permite que a criança explore o mundo natural ao seu redor e inclui:
  • Geografia (continentes, formas geológicas, camadas de terra, sistema solar).
  • Zoologia (classificação, fisiologia dos animais).
  • Botânica (ecologia, classificação, fisiologia das plantas).
  • História (linhas de tempo, usando um calendário).
  • Ciência.

* AULAS COMPLEMENTARES:

  • ARTES
  • MÚSICA
  • MOVIMENTO
  • INGLÊS (A partir dos 03 anos de idade)

Poderia ser considerado como Atividades Culturais, no entanto, a criatividade é incentivada em todas as áreas curriculares. A área cultural é claramente identificável pelos globos, mapas de quebra-cabeça, bandeiras e imagens ou materiais de outras culturas.

Na escola Montessori, as classes são sempre de idades mistas. Podem reunir duas ou três faixas etárias formando comunidades com crianças em diferentes etapas do desenvolvimento.

 

Maria Montessori (1870-1952), pedagoga e educadora italiana, defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e para o desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.

 

Para ingresso no JARDIM DA INFÂNCIA, a criança já deverá ter completado 12 meses e, para o ingresso numa classe de PRÉ-ESCOLA, a criança precisa ter 3 anos completos no mês de março.

Liberdade com Responsabilidade.

Trabalhamos com a ideia de um ambiente escolar que permita a observação metódica do crescimento dos alunos, o que se define pela liberdade de expressão que deixa as crianças se revelarem nas suas qualidades e necessidades.

 

Mobília escolar.

Adotamos um padrão particular de móveis composto por mesas, cadeiras, armários, pias, objetos sensoriais proporcionais à fisiologia da criança e à sua necessidade de agir inteligentemente.

Na sala de aula, você vai encontrar prateleiras “vida prática” e prateleiras ‘Matemática’.  Uma das coisas importantes a ter em mente em Montessori é que nenhuma área funciona isoladamente. A vida prática e exercícios sensoriais formam a base para a linguagem e matemática. A cultura pode ser incorporada em todas as áreas.

 

Papel do professor.

Nossos professores atuam no sentido de orientar o uso específico de cada material, auxiliando a criança em todas as etapas do aprendizado, mostrando caminhos e dando a liberdade para a criança de desenvolver no seu tempo.

Para nós, a criança é o centro do processo e o professor tem o papel de acompanhador deste aprendizado, que envolve vários aspectos, desde os valores humanos, a formação do caráter e o respeito com o outro.

E é assim que o aluno aprende a lidar com todos os momentos da vida, usando sua liberdade e força criativa para concretizar seus sonhos com responsabilidade.

Nossa infraestrutura é adaptada para atender o desenvolvimento integral do aluno.

 

Temos amplas salas organizadas em diferentes áreas de aprendizagem e experimentações para uma Educação Infantil mais completa.
Contamos também com hortas, ofurô para os bebês de 1 aos 3 anos, atêlier e cantinhos aconchegantes que garantam conforto, paz e concentração.

 

“O mais essencial para o desenvolvimento da criança é a concentração. […] Ela deve descobrir como se concentrar e para isso precisa de coisas em que se concentrar. De fato, é aí que se situa realmente a importância de nossas escolas. Elas são locais em que a criança pode achar o tipo de trabalho que lhe permita fazer isso.” Maria Montessori