Educação Infantil
Conheça as cinco principais áreas de aprendizagem no ambiente Montessori.
O que se aprende - Usina Pedagógica

O que se aprende

 

  1. VIDA PRÁTICA
    São habilidades que ajudam a desenvolver a independência, a coordenação, concentração, auto-controle, auto-conhecimento e confiança.
  • Auto cuidado (preparação de alimentos, vestir-se, lavar roupa).
  • Cuidado com Meio Ambiente (limpeza, jardinagem, cuidado de animais de estimação, ambiente).
  • Graça e Cortesia (cumprimentos, maneiras, interações sociais).
  • Controle de Movimento (movimentos de refino, andando na linha, movendo-se em silêncio).

 

  1. ATIVIDADES SENSORIAIS
    Permitem que a criança refine cada um dos seus sentidos.
  • Visual
  • Tátil
  • Olfato
  • Gustativo
  • Auditivo
  • CinestésicoEssas atividades incluem:
    – A manipulação de materiais elaborados especificamente para trabalhar estas capacidades.
    – Aprimoramento de habilidades motoras finas, sentidos visuais e auditivas e desenvolvimento da coordenação e da capacidade de ordenar e classificar.
    – Os materiais incluem Rosa Torre, Escada Marrom, Cilindros, caixas de cor.

 

  1. LINGUAGEM:
    Baseada na consciência fonética. As crianças trabalham através de materiais concretos específicos de linguagem, como as letras lixa para o alfabeto móvel. A língua não é um tema isolado, mas é executado através do currículo. A língua falada é a base para escrever e, em seguida, ler.

 

  1. MATEMÁTICA:
    É desenvolvida com o uso de materiais de aprendizagem concreta. A área sensorial é a preparação para a matemática. Materiais concretos são usados como caixa de fusos, números lixa, placas de número, telhas números, barras vermelhas, contas e jogos. Cada exercício permite que a criança caminhe gradualmente do concreto para o abstrato, destacando o valor de lugar, adição, subtração, multiplicação e frações.

 

  1. CULTURA:
    Permite que a criança explore o mundo natural ao seu redor e inclui:
  • Geografia (continentes, formas geológicas, camadas de terra, sistema solar).
  • Zoologia (classificação, fisiologia dos animais).
  • Botânica (ecologia, classificação, fisiologia das plantas).
  • História (linhas de tempo, usando um calendário).
  • Ciência.

* AULAS COMPLEMENTARES:

  • ARTES
  • MÚSICA
  • MOVIMENTO
  • INGLÊS (A partir dos 03 anos de idade)

Poderia ser considerado como Atividades Culturais, no entanto, a criatividade é incentivada em todas as áreas curriculares. A área cultural é claramente identificável pelos globos, mapas de quebra-cabeça, bandeiras e imagens ou materiais de outras culturas.

Top