UMA EDUCAÇÃO QUE PRIVILEGIA A BUSCA DIRETA E PESSOAL DO APRENDIZADO.
A motivação da criança para aprender/experimentar parte da identificação dos seus interesses, dos seus impulsos e esperanças com intenção e propósito. O papel do educador é preparar o ambiente, observar/registrar, escutar e documentar. A partir dessa observação científica, conhecemos as crianças ampliando as possibilidades de seus interesses, educando assim para a curiosidade.
Na pedagogia Montessoriana, a criança é o pivô da educação.
O mais importante é, sobretudo, o desenvolvimento psicológico da criança no que diz respeito às manifestações comportamentais desde o nascimento. Montessori elaborou a metodologia baseada na necessidade que a criança tem de ser exposta a cuidados que lhe favoreçam o crescimento espiritual, o psíquico e o físico.
Os estágios de desenvolvimento da criança, denominados períodos sensíveis, são momentos de aquisição de habilidades ou de formas de comportamento, manifestações temporárias que resultam em certas características. Uma vez desenvolvidas, a sensibilidade a essas características diminui e a criança pode evoluir de forma livre e saudável.
“A criança deixada livre para exercitar suas atividades deve encontrar em seu ambiente algo organizado, em relação direta com a organização interna, que está se desenvolvendo dentro de si conforme as leis naturais.”
– Maria Montessori
VIVENCIANDO MONTESSORI
AMBIENTE MONTESSORI
Esse é o local onde a criança desenvolverá sua autonomia, entenderá sua liberdade e seus limites.
Preparamos o ambiente pensando sempre por sua perspectiva, móveis à sua altura, objetos que possam manusear e apropriar de diferentes formas, espaços que possibilitem escolhas e exploração, tudo isso permite que ela desfrute com segurança e liberdade.
AUTOEDUCAÇÃO
Um ensino sem obrigações, pautado nos interesses de cada um e que se faz pela prática.
A autoeducação é a capacidade natural que a criança tem de aprender.
O caminho para uma educação espontânea seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses, de forma espontânea.
Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.
Na primeira infância é importante trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.
ATÊLIES: ARTE, MÚSICA, MOVIMENTO E INGLÊS
Experiências em atelier!
Por uma educação que liberta.
A cultura traduz os modos de vida e as possibilidades de visão do mundo, isso justifica a importância de aprender a respeito da cultura e os valores do outro.
O espaço do atelier da Usina Pedagógica tem, entre outros, a função de oferecer possibilidades e técnicas, auxiliando-os no seu processo criativo de fazer arte, seja ela com tinta, música, dança e canto. As possibilidades são infinitas!
Trabalhar a Psicomotricidade na educação infantil atua nos aspectos motor, cognitivo e afetivo.
Ela contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e incentiva a prática do movimento em todas as etapas de sua vida.
ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA
A alimentação é um aspecto importante para qualquer desenvolvimento, e sendo assim, temos parceria com a Empório da Papinha com alimentos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos. Nosso hortifruti é fornecido pelo Vem do Verde, empresa que comercializa alimentos 100% certificados, cultivados por agricultores e empresas que atuam em favor do equilíbrio da natureza!