Pedagogia Montessori - Usina Pedagógica
3949
page-template-default,page,page-id-3949,bridge-core-2.3.2,cooltimeline-body,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-21.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default

UMA EDUCAÇÃO QUE PRIVILEGIA A BUSCA DIRETA E PESSOAL DO APRENDIZADO.

 

A motivação da criança para aprender/experimentar parte da identificação dos seus interesses, dos seus impulsos e esperanças com intenção e propósito. O papel do educador é preparar o ambiente, observar/registrar, escutar e documentar. A partir dessa observação científica, conhecemos as crianças ampliando as possibilidades de seus interesses, educando assim para a curiosidade.

 

Na pedagogia Montessoriana, a criança é o pivô da educação.

O mais importante é, sobretudo, o desenvolvimento psicológico da criança no que diz respeito às manifestações comportamentais desde o nascimento. Montessori elaborou a metodologia baseada na necessidade que a criança tem de ser exposta a cuidados que lhe favoreçam o crescimento espiritual, o psíquico e o físico.

 

Os estágios de desenvolvimento da criança, denominados períodos sensíveis, são momentos de aquisição de habilidades ou de formas de comportamento, manifestações temporárias que resultam em certas características. Uma vez desenvolvidas, a sensibilidade a essas características diminui e a criança pode evoluir de forma livre e saudável.

 

“A criança deixada livre para exercitar suas atividades deve encontrar em seu ambiente algo organizado, em relação direta com a organização interna, que está se desenvolvendo dentro de si conforme as leis naturais.”
– Maria Montessori

VIVENCIANDO MONTESSORI

AMBIENTE MONTESSORI

Esse é o local onde a criança desenvolverá sua autonomia, entenderá sua liberdade e seus limites.

Preparamos o ambiente pensando sempre por sua perspectiva, móveis à sua altura, objetos que possam manusear e apropriar de diferentes formas, espaços que possibilitem escolhas e exploração, tudo isso permite que ela desfrute com segurança e liberdade.

 

AUTOEDUCAÇÃO

Um ensino sem obrigações, pautado nos interesses de cada um e que se faz pela prática.

A autoeducação é a capacidade natural que a criança tem de aprender.

O caminho para uma educação espontânea seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses, de forma espontânea.

Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.

Na primeira infância é importante trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.

 

ATÊLIES: ARTE, MÚSICA, MOVIMENTO E INGLÊS

Experiências em atelier!

Por uma educação que liberta.

A cultura traduz os modos de vida e as possibilidades de visão do mundo, isso justifica a importância de aprender a respeito da cultura e os valores do outro.

O espaço do atelier da Usina Pedagógica tem, entre outros, a função de oferecer possibilidades e técnicas, auxiliando-os no seu processo criativo de fazer arte, seja ela com tinta, música, dança e canto. As possibilidades são infinitas!

Trabalhar a Psicomotricidade na educação infantil atua nos aspectos motor, cognitivo e afetivo.

Ela contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e incentiva a prática do movimento em todas as etapas de sua vida.

 

ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA

A alimentação é um aspecto importante para qualquer desenvolvimento, e sendo assim, temos parceria com a Empório da Papinha com alimentos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos. Nosso hortifruti é fornecido pelo Vem do Verde, empresa que comercializa alimentos 100% certificados, cultivados por agricultores e empresas que atuam em favor do equilíbrio da natureza!