Por que escolher o ensino Montessori? - Usina Pedagógica
3995
post-template-default,single,single-post,postid-3995,single-format-standard,bridge-core-2.3.2,cooltimeline-body,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-21.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default

Por que escolher o ensino Montessori?

Por que escolher o ensino Montessori?

 

Há diversos pontos que diferem o porquê da escola Montessori estar sendo a preferível na educação. Vamos entender com um comparativo pontuando os dois métodos! Existem três aspectos que podemos destacar: O Ambiente, Material e a relação entre professor e aluno.

  • AMBIENTE

ESCOLA TRADICIONAL: Alunos em classes seriadas, por idade única. Todos devem cumprir a mesma tarefa, no mesmo tempo estipulado.

20150615122858_46db574b388756a7827c18ce8ed8fe8b_3

Classe, escola tradicional.

 

ESCOLA MONTESSORI: Os alunos podem ser agrupados por idades e habilidades misturadas, em turmas de três anos, sendo a educação infantil: 0-3; 3-6. Há constante interação, resolução de problemas, crianças ensinando e aprendendo entre si e socializando-se. As crianças são desafiadas de acordo com suas habilidades e jamais ficam desmotivadas.

IMG-20170926-WA0022

Sala de aula, ambiente preparado – Usina Pedagógica.

  • MATERIAL 

ESCOLA TRADICIONAL: Apenas um quadro, onde o professor faz registros e todos devem anotar. Poucas oportunidades de debate dos temas estudados e livro didático como principal instrumento de estudo.

alunos-da-educacao-infantil-recebem-material-didatico-e-fardamento-novos-em-luis-correia--311813

Material escola tradicional.

ESCOLA MONTESSORI: A sala de aula é preparada para a idade dos alunos e organizado por áreas temáticas, e o aluno tem a liberdade de movimentar-se pela sala em busca de sua atividade. Não há limites do quanto o aluno possa trabalhar com o material.

IMG-20171031-WA0043

Áreas temáticas com trabalhos de livre escolha – Usina Pedagógica.

  • PROFESSOR X ALUNO

ESCOLA TRADICIONAL: O professor é o administrador dos saberes. Não há respeito às diferenças de tempo de aprendizagem, nem atendimento às diferenças de níveis de interesse. O aluno é passivo ao professor; apenas recebe as informações sem questionamento ou alteração.

imagem_materia

Trabalho de atividades com aluno e professor, escola tradicional.

 

ESCOLA MONTESSORI: O professor funciona como um facilitador e um guia para as pesquisas e explorações da criança e do jovem, capitalizando seus interesses no melhor sobre um tema. O professor não estabelece um limite quando o aluno segue seu interesse e atende ao nível de curiosidade de cada um em sala.

IMG-20171026-WA0079

Atividade com atenção individual ao interesse do aluno – Usina Pedagógica.

A escolha da primeira escola do seu filho, é um passo importante para o seu desenvolvimento. Pesquise, visite, converse. A Usina Pedagógica segue a metodologia Montessori e acredita que é a própria criança quem discerne seu caminho para o seu pleno desenvolvimento !

Para maiores informações, acesse nosso site ou nos conheça pelas redes sociais.
Seu filho merece uma educação de qualidade.

Sem Comentários

Postar Comentário