Warning: Declaration of MFC_Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/tartuce2/public_html/usinapedagogica/wp-content/themes/usinapedagogica/functions.php on line 0
Educação Espontânea - Usina Pedagógica

Warning: Use of undefined constant cufon - assumed 'cufon' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/tartuce2/public_html/usinapedagogica/wp-content/themes/usinapedagogica/functions.php on line 63

Warning: Use of undefined constant cufon - assumed 'cufon' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/tartuce2/public_html/usinapedagogica/wp-content/themes/usinapedagogica/functions.php on line 63
Projeto Pedagógico
Um ensino sem obrigações, pautado nos interesses de cada um e que se faz pela prática.
Usina Pedagógica

Educação Espontânea

Segundo o pedagogo alemão Friedrich Froebel, o criador do jardim de infância, o caminho para uma educação espontânea seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses.

Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.

O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. Ele combatia o excesso de abstração da educação de seu tempo, argumentando que ele afastava os alunos do aprendizado.

Na primeira infância, dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.

Froebel defendia ainda a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980).

Não fazia separação entre religião e ensino, consagrada atualmente, mas via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas, outra característica que o aproxima da prática contemporânea.

Top